Automação de Marketing

3 exemplos automação de marketing que economizam tempo e facilitam processos

automação de marketing

Falar de automação em marketing significa melhorar os processos de comunicação com o objetivo de finalizar uma conversão no menor tempo possível e com a menor quantidade de esforço. 

Em tempos onde os bancos de dados são massivos, contar com ferramentas de automação de marketing é a chave para criar contatos efetivos, aproveitando todo o potencial da tecnologia, sem que se perca de vista a personalização.

Mas não é só isso que a automação de marketing pode fazer por uma empresa. Essa tecnologia é cada vez mais utilizada para otimizar o tempo da sua equipe de marketing e facilitar os processos de modo que eles se tornem mais eficazes.

Quer saber como isso acontece? Continue a leitura!

Exemplos de automação em marketing

A evidência de que a automação marketing é usada para novas oportunidades de negócios pode ser vista na State of Marketing Automation 2019, da SocialMediaToday. Segundo a pesquisa, quase 80% das empresas consultadas trabalham com estratégias de e-mail marketing automatizadas.

Com isso em mente, vejamos alguns possíveis usos das plataformas de automação de marketing para economizar tempo e otimizar processos:

#01 Nutrição de Leads

A nutrição de leads consiste em enviar uma série de mensagens que têm como meta educar seus futuros clientes sobre seu negócio, produtos ou serviços. 

Você pode nutrir leads por e-mail, SMS ou até mesmo por WhatsApp, mantendo um contato direto com cada potencial cliente. Mas já pensou ter que fazer tudo isso um a um ou em pequenos grupos? Seria praticamente impossível.

É por essa razão que as ferramentas de automação de marketing têm como uma de suas principais funcionalidades a criação de fluxos de nutrição. Assim, você cria mensagens personalizadas e as envia para uma grande quantidade de pessoas de uma única vez, poupando tempo e trabalho manual.

#02 Conhecer seu público e segmentar listas

A automação em marketing também permite que você segmente sua lista de contatos de acordo com o perfil de cada lead, levando em consideração não só os dados sociodemográficos, mas também os comportamentais.

Dessa maneira, é possível criar mensagens personalizadas para cada consumidor e desenvolver um diálogo mais próximo com ele, o que aumenta as chances de a sua empresa concretizar uma venda.

Essa segmentação é feita de acordo com parâmetros pré-estabelecidos pela sua equipe de marketing e acontece de maneira totalmente automática, desde que a plataforma de automação de marketing esteja configurada adequadamente.

O resultado são menos horas de trabalho tentando entender o perfil do seu público-alvo e mais assertividade nas estratégias de marketing.

#03 Reengajamento de clientes

É bastante comum que alguns clientes deixem de interagir e comprar da sua marca. No entanto, é fundamental estar atento a essas perdas e agir proativamente para recuperar o contato e a confiança desses clientes.

Uma das melhores maneiras de fazer isso sem ocupar o tempo da sua equipe tentando identificar quem são os clientes que perderam contato é agendar uma automação de marketing que seja disparada quando o vínculo seja considerado interrompido.

Por exemplo: se faz um mês que o cliente não acessa o seu site, não abre seus e-mails e nem realiza compras, é hora de enviar uma campanha personalizada de reengajamento.

Você pode combinar o envio de um e-mail com um SMS, a fim de garantir que a mensagem seja recebida.

Como você pode ver, a automação de marketing é uma tecnologia que trabalha por você e para você, otimizando tempo e recursos importantes.

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