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6 dicas para turbinar sua estratégia de e-mail marketing para Black Friday

Dicas para ser eficiente no E-mail Marketing na Black Friday

As ferramentas de e-mail marketing são um dos métodos mais eficazes para a conversão de leads em clientes. Essas ferramentas são muito importantes, principalmente nesse período do ano, pela proximidade com o Natal. Por isso, é fundamental que você tenha bem definida sua estratégia de e-mail marketing para aproveitar a Black Friday e dar aquele up nas suas vendas.

Black Friday – um pouco mais sobre a data

A Black Friday já virou tradição entre os brasileiros, sendo considerado o maior evento de compras do ano. Em 2019, espera-se que a data alcance um arrecadamento de aproximadamente R$ 3,15 bilhões, somente com o comércio eletrônico.

Segundo dados dos próprios idealizadores do evento, o ticket médio de compra durante a Black Friday de 2019 será de R$ 600,00. Ainda segundo a mesma pesquisa, 70% dos entrevistados disseram que pretendem gastar mais de R$ 500,00 durante o período.

Agora que você conhece todos esses dados e valores, você não vai querer ficar de fora, né? Para aproveitar ao máximo essa data e potencializar suas vendas, elaboramos uma lista com algumas dicas e estratégias para que sua empresa prospere durante essa época do ano. Além de conseguir alcançar os objetivos de vendas do seu produto/serviço e, claro, que suas estratégias de e-mail marketing para Black Friday  sejam mais eficientes.

Ferramentas de e-mail marketing para Black Friday ainda são úteis?

A resposta é sim e muito! Ultimamente, tem-se discutido bastante sobre a real importância das ferramentas de e-mail marketing, principalmente com o aumento das vendas nas redes sociais. Uma prova de que esse tipo de estratégia ainda funciona muito é sua própria caixa de e-mail. O grande desafio de toda estratégia de e-mail marketing é torná-la atrativa para os leads.

Dicas para ser eficiente no E-mail Marketing na Black Friday

As maiores empresas dos mais variados setores utilizam essa técnica, que se potencializa ainda mais com a chegada da Black Friday. Por isso, definir uma boa estratégia de e-mail marketing pode te garantir muitas conversões.

Para te ajudar, nós separamos essas super dicas para a sua empresa arrasar nas vendas nessa Black Friday. Aqui vale uma consideração muito importante. Se você ainda é iniciante na área do e-mail marketing, não se preocupe, temos um conteúdo especial para tirar todas as suas dúvidas. 

Sem mais enrolação, vamos lá!

1. Entenda seu público

Você deve ter em mente que seus clientes não são todos iguais, logo, possuem necessidades específicas. E isso se aplica também a produtos, serviços e ofertas. Uma empresa que trabalha com smartphones e eletrodomésticos, por exemplo, deve entender que seu público é bem diversificado. Por isso, é necessário definir uma estratégia de e-mail marketing para cada segmento de público.

Ter em mãos uma boa ferramenta de e-mail marketing é imprescindível para que você consiga entender e segmentar seu público. A segmentação dos seus e-mails pode ser feita de diversas maneiras, como por localidade, idade, interesses específicos etc. Isso faz com que aumentem as suas chances de alcançar um público mais propenso a comprar seu produto ou serviço. Se você tem dificuldade para definir uma estratégia de e-mail marketing, pode dar uma olhadinha nesse conteúdo super interessante que separamos para você.

2. Explore o tema “Black Friday”

A data e o tema Black Friday já são consolidados e reconhecidos mundialmente. São sinônimos de economia e muitas pessoas se planejam o ano inteiro para fazer suas compras nessa época. Sendo assim, por que não usar o tema a seu favor?

Utilize a Black Friday para chamar atenção do seu lead. Cores como preto e vermelho, além de um contador de tempo, podem ser interessantes para que seu formulário seja atrativo. Use os gatilhos mentais a seu favor (falaremos sobre isso mais adiante).

Utilizar uma boa ferramenta de automação de e-mail marketing também pode te ajudar (e muito!) nesse processo. Tendo em mãos a ferramenta certa, você poderá personalizar por completo seus e-mails, adicionando ou extraindo elementos.

3.  Faça testes

Uma prática é inerente às campanhas de e-mail marketing, independentemente de produto, clientes ou datas: os testes. Por isso, é interessante que você planeje sua campanha de e-mail marketing para Black Friday com antecedência. Nutra seus leads com precedência. Mande as prévias das datas da Black Friday, para que eles se mantenham informados sobre o que você vai oferecer. Assim, você gera expectativa naqueles que recebem os seus e-mails.

Para isso, é indispensável que sua plataforma de envio de e-mail marketing te ofereça essa possibilidade. Com a ferramenta certa, você consegue fazer todos os testes de e-mail marketing com o máximo de assertividade e sem ocupar muito seu tempo.

Além disso, através dos testes, você poderá ter dados que mostrem quais opções foram mais eficientes, tiveram mais cliques e geraram mais interesse por parte dos seus leads e assim por diante. Se você tem dificuldade em nutrir leads, pode conferir esse conteúdo bacana que separamos para você. 😉

4. Utilize métricas

Métrica: aí está uma palavra que você já ter lido muito por aí, não é mesmo? Ao falarmos de Marketing Digital, ela é fundamental. Para uma boa campanha de e-mail marketing não é diferente: você pode utilizar os dados do seu próprio site para potencializar sua campanha.

Se você tem um determinado produto que vende mais que os outros ou tem uma grande procura, por que não colocá-lo em promoção? Vale ressaltar que essa dica é super importante também para que você consiga medir o interesse dos seus leads nos seus produtos ou conteúdos. Dessa forma, você consegue ser cada vez mais eficaz em suas campanhas de e-mail marketing.

Atualmente, já existe no mercado algumas ferramentas de disparo de e-mails. Elas possibilitam o controle dessas métricas e o acompanhamento do interesse dos seus leads nos seus produtos ou conteúdos. O diferencial entre as ferramentas de disparo, no entanto, fica por conta da utilização dessas métricas para nutrir os leads com conteúdos do seu interesse.

5. Use o histórico do seu cliente

Outra medida, que pode ser muito interessante para seu negócio, é utilizar o histórico do seu cliente. A Black Friday é uma grande oportunidade para você fazer isso com seus produtos também. Por que não atualizar seus clientes e/ou leads via e-mail marketing sobre alterações de preço dos produtos que ele já demonstrou interesse anteriormente? Essa medida pode ser muito interessante para suas campanhas de e-mail, pois “reconecta” o cliente a um produto específico que ele já teve interesse anteriormente – o que, com certeza, vai potencializar suas vendas.

Nesse sentido, uma a ferramenta de e-mail marketing mais robusta se utiliza de segmentações, normalmente realizadas através de tags, para separar os leads de acordo com seus interesses. Desse modo, consegue ofertar apenas o que lhes é relevante. Em tese, essa segmentação aumenta a assertividade da oferta e melhora a conversão das suas campanhas.

6. Use gatilhos mentais

A Black Friday é um evento comercial que tem como pilares dois gatilhos mentais bem definidos: o gatilho da Escassez e o da Urgência. Por isso, é interessante que você os use em suas campanhas de e-mail marketing para esse evento. Ressalte, quantas vezes for necessário, que as promoções são válidas somente por aquele período específico.

Destaque sempre que possível o fato de que o cliente não terá uma nova oportunidade de comprar seus itens com essas condições que você está oferecendo. Exemplos comuns são os relógios em contagem regressiva e os e-mails citando: “Você só tem mais 4 horas para adquirir o produto X por esse preço!”. 

Comece sua automação de e-mail marketing agora mesmo

Todas as dicas oferecidas neste material dependem de uma ferramenta confiável e acessível, ou seja, de fácil utilização. Os dados gerados por esse tipo de ferramenta e a velocidade com que a programação das automações e segmentações é realizada são essenciais para que as campanhas alcancem ótimos resultados.

E, confiantes de que podemos ajudar nesse processo, nós do Bulldesk oferecemos um teste grátis para a sua empresa. Acesse o nosso site e boas vendas!