Automação de Marketing

6 Exemplos de como a Automação de Marketing pode otimizar seus processos

funil de marketing

Automação de marketing é um conjunto de ferramentas que permite otimizar processos. Além de promover uma experiência personalizada para a sua audiência e também escalar resultados.

Dentre as soluções que fazem parte da automação de marketing estão o envio de e-mails de forma automática, a criação de landing pages ou páginas de captura e a coleta e análise de dados de diversas fontes, como blog, site e redes sociais.

Juntas, essas ferramentas de automação de marketing são capazes de otimizar processos, reduzir o tempo de resposta do seu time de marketing e vendas. E, claro, gerar mais resultados em menos tempo.

Que tal saber melhor como tudo isso funciona? Confira 6 exemplos de como a automação de marketing pode otimizar seus processos!

1. Envio de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das principais ferramentas de relacionamento com leads e clientes. Por meio dele, você desenvolve uma comunicação personalizada com cada pessoa e constrói relacionamentos duradouros.

Mas já pensou se cada e-mail tivesse que ser escrito por uma pessoa? Quanto tempo isso levaria? E quantas pessoas seriam necessárias?

Enquanto você tem uma base de leads pequena, pode parecer fácil dar conta disso de forma manual. No entanto, conforme esse número cresce, sua empresa vai perdendo a capacidade de se comunicar frequentemente com leads e clientes.

Com uma boa ferramenta de automação de marketing, esse trabalho se torna muito mais fácil. Você pode criar uma mensagem totalmente personalizada para cada lead, customizando campos como nome, datas, endereços e informações específicas. As datas de envio também podem ser agendadas, deixando seu time tranquilo para realizar outras atividades mais estratégicas.

Além disso, você pode enviar centenas de e-mails de uma só vez. Desse modo, você poupa um dos recursos mais escassos na empresa atualmente: o tempo dos seus colaboradores.

2. Envio de SMS

Você pensava que SMS era coisa no passado? Nada disso!

Uma das grandes vantagens do SMS é que ele independe de uma boa conexão de internet para ser recebido. Sendo assim, é possível impactar um maior número de pessoas.

As mensagens de texto têm uma taxa de abertura de 98%, algo muito superior ao e-mail marketing, por exemplo. Além disso, 75% dos consumidores aceitam receber SMS de marcas que respeitam e admiram.

E a melhor notícia é que você também pode usar uma ferramenta de automação de marketing para fazer o envio de SMS. Basta escolher uma solução que traga essa funcionalidade, como é o caso do BullDesk.

3. Qualificação de leads

Uma das tarefas mais difíceis de se fazer durante o processo de captação de clientes é a qualificação de leads. Em outras palavras, entender quais leads estão prontos para um contato de vendas e quais ainda precisam avançar um pouco mais na jornada de compra.

Com uma ferramenta de automação de marketing, você pode definir os critérios que caracterizam um lead qualificado e atribuir uma pontuação para cada interação que ele tem com a sua marca. Além disso, pode ser avisado no momento em que este lead estiver pronto para realizar a compra.

e ainda ser avisado no momento em que este lead estiver pronto para realizar a compra.

Mais uma vez, você tem um processo longo, complexo e que demanda bastante tempo totalmente automatizado. Dessa forma, seu time de vendas se concentra apenas nos leads qualificados. Já o time de marketing continua nutrindo os demais com conteúdo relevante e útil.

Essa dinâmica permite que seu time de vendas atenda a mais pessoas em menos tempo, dedique-se mais ao relacionamento do que à prestação de informações e seja mais eficaz nas conversões de leads e clientes.

4. Follow ups

Uma vez que o lead esteja qualificado e o time de vendas tenha iniciado uma negociação, é essencial ter um processo de follow up (acompanhamento) sistemático.

Esse follow up pode ser através de um e-mail ou então uma ligação, a depender da importância do contato. E não deve demorar, é claro. Após uma reunião, por exemplo, um e-mail de agradecimento no dia seguinte é o ideal. Caso um contrato tenha sido enviado, um prazo de 48 horas é suficiente para solicitar um feedback do cliente.

O agendamento de follow ups é uma das funcionalidades que uma boa ferramenta de automação de marketing traz. Assim, cada vendedor já sabe, dia a dia, quais leads e clientes deve contatar, qual é o histórico de interações e qual deve ser o próximo passo para fechar a negociação.

5. Emissão de relatórios

Equipes de vendas e marketing costumam perder bastante tempo gerando relatórios para compartilhar com outros setores e a diretoria da empresa. São informações sobre leads gerados, negócios fechados, ticket médio, metas atingidas, entre outras.

Investindo em uma ferramenta de automação de marketing, esses relatórios são gerados de forma automatizada, podendo ser customizados pelo uso de filtros. Assim, é possível compartilhar informações atualizadas e em tempo real com a equipe, selecionar informações e analisá-las pontualmente ou em comparação a outros dados.

Relatórios automatizados também favorecem a tomada de decisão. Como toda a equipe tem acesso a informações atualizadas em tempo real, fica mais fácil decidir os rumos de uma estratégia de marketing e vendas, por exemplo.

Também é possível analisar indicadores de desempenho e definir novas metas com base na dinâmica do mercado e no histórico de vendas da sua empresa, o que leva a um maior retorno sobre o investimento.

6. Integração de dados e métricas

Como dissemos no início deste post, automação de marketing é um conjunto de soluções que podem estar integradas em uma ferramenta all in one (todas em uma).

Nesse caso, você tem dados e métricas de diversas fontes integrados em um mesmo dashboard, facilitando a análise da performance da empresa sob diversos pontos de vista.

Contatos feitos, negócios gerados, visitas ao site, número de conversões por página, desempenho de campanhas de e-mail marketing, entre muitas outras informações passam a ser consultadas de forma bastante intuitiva.

A visão consolidada dos dados oferece uma série de insights que podem ser utilizados para aumentar ainda mais os resultados das suas ações de marketing e vendas e, consequentemente, gerar mais negócios para sua organização.

Agora que você já sabe como a automação de marketing pode otimizar seus processos, que tal experimentar na prática? Faça um teste gratuito do BullDesk!