Automação de Marketing Inbound Marketing Nutrição de Leads

A base para o Planejamento da estratégia de Marketing de Conteúdo

3

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia do Marketing Digital que visa se envolver com o seu público-alvo com criação de um conteúdo relevante.

Essa estratégia tem como objetivo aumentar sua rede de consumidores e de potenciais consumidores.

A importância do Marketing de Conteúdo

No início, uma das principais dificuldades dos profissionais de marketing era parar de manter em foco sempre o seu produto.

Era muito difícil centrar nos interesses do seu público-alvo.

É fato que o Marketing de conteúdo é fundamental na era do Marketing Digital, e isso se deve muito pelo fato da publicidade tradicional não ser tão eficiente quanto era antigamente.

Não temos mais os poucos canais de entretenimento que obrigava você a assistir propagandas em cada intervalo, muito diferente disso, hoje em dia o público tem cada vez mais poder para decidir o que vai assistir e onde vai assistir.

Estratégia de Marketing de Conteúdo

Não é só sair fazendo conteúdo a rodo por aí, para conseguir bons resultados com o Marketing de Conteúdo é fundamental ter uma estratégia bem organizada e estruturada.

Planejando a sua estratégia

Para começar uma estratégia de Marketing de Conteúdo você precisa entender a utilidade do conteúdo, definir os objetivos e saber como mensurar os resultados.

Objetivos

Businessman holding red dart push on target. Business strategy planning success target goals. Business development concept

Não faz sentido fazer marketing de conteúdo por fazer, é preciso ter uma meta que traga bons resultados para a empresa, como por exemplo:

  • Gerar Brand Awareness: gerar um consciência da marca, serve para medir o quanto e como a sua empresa é conhecida pelos seus consumidores e possíveis consumidores.
  • Educar o mercado: Fazer com que o seu público alvo entenda o que a sua empresa tem a oferecer e conheça melhor a marca, é uma necessidade de muitas empresas inovadoras que precisam fazer com que o público veja de maneira positiva onde essa empresa está situada no mercado e como seus serviços e produtos podem ser úteis.
  • Gerar Leads: Uma das maiores vantagens é ter a oportunidade de conseguir as informações de possíveis consumidores e aumentar a sua base de leads.

Definir os KPIs

Business man pressing high tech type of modern graph on a virtual background

KPIs são as métricas escolhidas para mensurar os resultados obtidos, devem ser definidas assim que o seu objetivo já estiver definido.

Alguns exemplos de KPIs são:

  • Brand awareness: Curtidas no Facebook, seguidores no Twitter, instagram, tráfego do seu site ou blog.
  • Educação do mercado: Número de páginas visitadas no site, número de inscritos na sua Newsletter, conversões em Landing Pages para materiais educativos.
  • Geração de leads: Conversões em landing pages ou crescimento da base de contatos.

Escolha os canais

digital composite of marketing graphics with office background

Existem dezenas de canais que você pode usar para alcançar seu público alvo e chegar nos seus objetivos.

Alguns dos canais mais comuns são:

  • Blog: O blog é usado por inúmeras empresas e muitas vezes é a base das estratégias de marketing, com ele você tem liberdade de criação e do formato do conteúdo.
  • Redes Sociais: Com o grande foco voltado para as Redes Sociais, é quase impossível pensar em uma estratégia de marketing sem elas, são ótimas maneiras de divulgar a sua marca, seus conteúdos, materiais ou seus produtos.
  • E-mail: O E-mail não morreu, ele continua sendo um dos principais meios de comunicação de empresas com seu público-alvo, com ele você pode enviar notícias, informações sobre a empresa, divulgar um conteúdo do Blog e muito mais.

Ferramentas

Architect's accessories on plan papers

Existem muitas ferramentas para te ajudar na estratégia do Marketing de Conteúdo, elas podem monitorar os resultados e automatizar processos, como por exemplo:

  • Google Analytics: É a ferramenta mais utilizada para monitoramento de métricas, com ela você vai mensurar alguns dos resultados obtidos pela sua estratégia até o momento e determinar se é o resultado esperado, ou não.
  • Buffer e Hootsuite: Com o aumento na produção de conteúdo, gerenciar todas as redes sociais fica difícil e esses dois aplicativos vão ajudar, você pode gerenciar várias redes sociais, agendar publicações e outros recursos avançados.
  • Bulldesk: O Bulldesk é uma plataforma de CRM com Automação de Marketing, com essa plataforma você vai pode criar suas landing pages, formulários, modelos de e-mails e de quebra, gerenciar todos os seus negócios.

Agora que você já definiu a base da sua estratégia de Marketing de Conteúdo, é comum encontrar dificuldades na execução do seu planejamento, isso não quer dizer que não seja importante ter um.

Fique atento aos resultados obtidos e, se precisar, sempre adeque o planejamento.

Uma boa geração de Leads é importante para qualquer empresa, não é mesmo? Temos aqui um material gratuito que vai te ajudar a aumentar sua geração de Leads em 5 etapas.

4