Inbound Marketing

7 características de uma boa ferramenta de inbound marketing

pessoas em frente ao pc

Ter uma boa ferramenta de inbound marketing significa menos trabalho braçal e mais tempo dedicado ao relacionamento com seus clientes. Mas como escolher um software que atenda a todas as necessidades da sua empresa e proporcione mais retorno sobre o investimento?

É o que você confere neste post!

1. Acompanhamento do cliente do início ao fim

Toda ferramenta de inbound marketing deve trazer recursos que possibilitem o monitoramento de leads e clientes desde o primeiro contato.

É a partir desse mapeamento que seu time de marketing vai conhecendo melhor a audiência, do que ela gosta e como se relacionar com ela. Dessa forma pode oferecer conteúdos personalizados.

2. Automação de marketing

Automação de marketing quer dizer colocar algumas ações. Como por exemplo, o envio de e-mails ou oferta de informações, no piloto automático. E essa, sem dúvidas, é a essência de uma boa ferramenta de inbound marketing.

Verifique se é possível criar e-mail marketing, fluxos de nutrição, landing pages e minissites para ações específicas. Confira, ainda, se é possível disponibilizar materiais para download, como infográficos, whitepapers e ebooks.

3. Usabilidade

Operar um software de inbound marketing deve ser algo simples e intuitivo, sem complicação. Se existem muitos pormenores, sua equipe pode pular etapas importantes na hora de configurar campanhas e gerar relatórios.

Sendo assim, peça sempre um teste grátis da ferramenta e aproveite o período free para usar e abusar. Ou seja, quanto mais você conhecer o software, mais segurança terá na hora de fazer a sua escolha.

4. Personas

Personas são personagens fictícios criados com base nas informações que você tem do seu público-alvo. Elas servem para direcionar as ações de marketing, tornando-as mais efetivas.

Quando for escolher sua ferramenta de inbound marketing, não esqueça de verificar se é possível cadastrar suas personas e compartilhar essas informações com toda a equipe!

5. Segmentação e personalização de mensagens

A ideia do inbound marketing é, sem dúvidas, ter uma comunicação o mais personalizada possível com cada lead captado.

Sendo assim, é fundamental que a ferramenta de inbound marketing escolhida ofereça vários filtros e opções para segmentar grupos de pessoas e personalizar mensagens.

6. Relatórios e análises

Por fim, a ferramenta de inbound marketing escolhida deve gerar relatórios que permitam analisar todos os dados coletados durante suas ações.

Tráfego no blog, número de cliques em CTAs, taxas de conversão, bounce rate, entre outras informações que permitam analisar de forma ágil e assertiva quais serão os passos seguintes da sua estratégia.

7. CRM integrado

Outra funcionalidade que não pode ficar de fora do seu checklist para a escolha de uma boa ferramenta de inbound marketing é a integração com um CRM (Customer Relationship Management).

O CRM é uma ferramenta específica para o relacionamento com clientes e facilita (e muito!) a vida do seu time de vendas.

Criação e acompanhamento do funil de vendas, agendamento de follow ups, registro de interações e análise dos dados gerados durante e depois da venda, são algumas das funcionalidades que um CRM traz.

Pronto para escolher a melhor ferramenta de inbound marketing do mercado? Então faça um teste gratuito do Bulldesk e comprove todas as funcionalidades!