Automação de Marketing Inbound Marketing

Usando o Bulldesk para começar sua estratégia de inbound marketing

Uma estratégia de inbound marketing bem planejada precisa de um suporte tecnológico de primeira, isto é, uma boa ferramenta de automação de marketing.

Confira agora como usar o Bulldesk para colocar sua estratégia de inbound marketing para rodar!

Criando formulários

O marketing de atração se baseia na conquista do interesse das pessoas e na troca de conteúdos relevantes por dados. É por esse motivo que o primeiro passo para começar sua estratégia de inbound marketing com o Bulldesk é criar formulários inteligentes para captura desses dados.

Acesse sua conta do Bulldesk, vá até o menu Marketing e clique em Formulários. Na sequência, clique em Novo Formulário.

Selecione os campos que você deseja inserir no formulário e preencha as informações requisitadas. Simples assim.

Criando landing pages

Landing page ou página de captura é uma espécie de hotsite onde você promove um material rico, como um e-book, por exemplo. É a partir dela que as pessoas fazem download desse material e enviam para a sua empresa dados de contato, como nome e e-mail.

No Bulldesk, é muito fácil criar suas landing pages. Acesse sua conta e vá até o menu Marketing. Em seguida, clique em Landing Pages. Na sequência, clique em Nova Landing Page.

Você pode escolher um entre os vários modelos de landing pages disponíveis ou então criar um template totalmente exclusivo para a sua empresa.

O Bulldesk disponibiliza uma ferramenta drag and drop (arraste e solte) para que você monte sua landing rapidamente.

Criando modelos de e-mails

Toda estratégia de inbound marketing também conta com fluxos de nutrição, que são sequências de e-mails enviados após o download de um material rico. Esses e-mails servem como complemento ao conteúdo baixado e têm por objetivo manter o vínculo com o lead conquistado.

O passo a passo para criar modelos de e-mails também é bastante simples e intuitivo. Acesse sua conta, vá até o menu Marketing e clique sobre Modelos de E-mails. Clique em Novo E-mail, selecione o template que você mais gostar e depois é só substituir as informações.

Criando campanhas

Depois de criar os modelos de e-mail que você deseja enviar para a sua audiência, é hora de criar as campanhas, ou fluxos de nutrição.

Acesse o menu Marketing e vá até Campanhas. Clique em Nova Campanha, dê um nome a ela e selecione a opção Automação de Marketing.

Defina os gatilhos (ações do usuário que farão com que a campanha seja acionada), o fluxo de ações (quais ações devem ser realizadas quando o gatilho for acionado) e defina o envio.

Pronto! Seu fluxo de automação de marketing já está pronto para funcionar.

Unindo os pontos

Explicando de uma forma simples como sua estratégia de inbound marketing vai funcionar, podemos dizer que você vai:

  • Criar um formulário para captura de dados;
  • Criar uma landing page e inserir o formulário criado anteriormente;
  • Publicar a landing page para que as pessoas possam acessá-la;
  • Vincular sua landing page a um conteúdo rico, como um infográfico, por exemplo, que será baixado pelos usuários;
  • Vincular sua campanha de automação de marketing à landing page criada, cujo formulário será o gatilho para o disparo do seu fluxo de nutrição;
  • Promover sua landing page no site, blog e redes sociais.

Quando os visitantes começarem a acessar sua landing page e preencher o formulário em troca do conteúdo rico, esses dados são armazenados pelo Bulldesk e, imediatamente, sua campanha é disparada para essas pessoas.

Tudo isso sem a necessidade de ninguém supervisionando. Gostou da ideia?

Então experimente na prática!