CRM e Vendas

Como uma boa gestão de pessoas pode impactar sua equipe de vendas

pessoa segurando uma lâmpada na grama

Aumentar a produtividade, ganhar competitividade, conquistar maior lucratividade. Que empresa não deseja isso?

Mas, para que esses objetivos sejam atingidos, é preciso investir em gestão de pessoas. O motivo é simples: elas são o maior ativo que qualquer organização pode ter. Nesse sentido, fazer uma boa gestão de equipes de vendas pode trazer diversos benefícios, como os que apresentamos logo no início desta conversa.

Saiba agora como uma boa gestão de pessoas pode impactar a sua equipe de vendas! E comece a potencializar os resultados do seu time!

Mais motivação

Para que uma equipe de vendas se mantenha engajada com os resultados, é necessário uma boa dose de motivação. E de onde vem esse incentivo?

É verdade que parte da motivação vem da própria pessoa. No entanto, um bom ambiente de trabalho, um clima amigável entre colegas e uma gestão de pessoas eficiente contribui muito para que a motivação da equipe de vendas seja ainda maior.

Quando a gestão de pessoas é eficaz, todos os vendedores conhecem bem os processos da empresa, estão cientes das suas metas e sabem quais são as políticas de remuneração fixa e variável.

Eles também se sentem seguros em relação à liderança da equipe. Além de verem em seu gestor um mentor que está ali para auxiliá-los em suas atividades.

Melhor comunicação

A gestão de pessoas também favorece a comunicação entre a equipe de vendas e demais setores. Assim se fortalece a cultura organizacional e o trabalho conjunto em prol de resultados.

Isso acontece porque o feedback é realizado constantemente. Dessa forma, ajuda a construir uma relação de confiança entre os membros da equipe de vendas e os colegas de outros setores. Assim, todos se ajudam mutuamente e de forma alinhada para que a organização alcance seus objetivos com maior rapidez e sustentabilidade.

Quando a comunicação flui entre a equipe de vendas, as metas ficam alinhadas, surgem as lideranças e os conflitos são tratados de forma madura. Nesse sentido, o time é conduzido ao crescimento pessoal e profissional.

Maior produtividade

A produtividade é resultado direto do ambiente de trabalho, do clima organizacional e, claro, da gestão de pessoas.

Se os vendedores se sentem apoiados pela liderança, têm todo o suporte necessário para o desempenho de suas atividades. Além disso se sentem valorizados e se comprometem mais em atingir e até superar as metas de vendas. Consequentemente, você tem uma equipe de vendas mais ágil e eficaz em gerar negócios para a sua empresa. O resultado? Maior lucratividade.

Maior produtividade também significa aumentar a capacidade de expansão das vendas, conquistar maior market share e fortalecer a reputação da empresa no mercado. Pois a marca é vista com mais frequência.

Maior retenção de talentos

Pode ser que o mercado esteja repleto de profissionais de vendas e que seja fácil contratar um novo vendedor. Entretanto, você já parou para pensar nos custos que uma alta rotatividade de funcionários traz?

Além do valor despendido nos processos de contratação e demissão, é necessário considerar o tempo de adaptação de um novo profissional à empresa, assim como o custo do treinamento. A instabilidade que um alto turnover gera na equipe é outro fator a levar em consideração.

Nesse sentido, investir em gestão de pessoas é uma boa maneira de reter os melhores talentos de vendas na sua empresa.

É no momento de planejar a gestão de pessoas que são consideradas questões como planos de cargos e salários, recompensas e remuneração variável, por exemplo.

Sem contar que outros benefícios da gestão de pessoas que mencionamos anteriormente, como motivação e comunicação, também favorecem a retenção de talentos.

Trabalho em equipe

O verdadeiro trabalho em equipe é capaz de alavancar resultados mesmo nas situações mais difíceis. Por essa razão, é essencial que você crie uma cultura que fortaleça os laços entre os membros da sua equipe vendas.

Quando os vendedores trabalham em conjunto, conseguem atingir melhores resultados não só por atrair mais clientes para a organização. Mas, principalmente, por oferecer um melhor atendimento a eles.

Em empresas que estimulam a cultura da competitividade acima de tudo, cada vendedor se isola com medo de ser ultrapassado pelos demais colegas. Também passa a reter informações e a não compartilhar experiências que poderiam beneficiar a todos.

Por outro lado, quando o espírito de equipe é incentivado, os mais experientes compartilham seu conhecimento com os demais e, quando é necessário ir um pouco além da meta inicial, todos se comprometem e se ajudam.

Mais eficiência nos processos

Há quem acredite que a eficiência é fruto de uma supervisão constante. Mas, a verdade é que ela é consequência de um conjunto de situações, como uma equipe de vendas bem entrosada, a disponibilização das ferramentas certas, a capacidade de responder às demandas dos clientes no tempo certo, entre outras.

Quando existe essa condição favorável é que a eficiência aparece, pois as barreiras à execução das atividades são superadas mais facilmente.

E qual é o papel da gestão de pessoas neste cenário? Promover essas condições por meio de políticas de valorização do ser humano, remuneração compatível com o mercado, condições de trabalho dignas, conforto ergonômico e liderança.

Maior rentabilidade nos negócios

Todo negócio precisa ser rentável, isto é, fazer com que o investimento inicial realizado gere um retorno financeiro adequado. E a equipe de vendas é uma das principais responsáveis por garantir que o ROI seja cada dia maior.

A rentabilidade pode ser maior quando um cliente faz uma recompra, por exemplo. Cada vez que ele faz uma nova aquisição, o valor investido na captação e conversão deste cliente se dilui no tempo. Dessa forma, o negócio se torna mais rentável.

E por que a equipe de vendas é a responsável por esse tipo de resultado? Porque é ela quem mantém contato direto com os clientes, solucionando dúvidas, enviando conteúdo personalizado e mantendo a carteira de clientes sempre ativa e engajada.

Poderíamos continuar listando mais e mais argumentos de como uma boa gestão de pessoas pode impactar sua equipe de vendas. Mas acreditamos que você já entendeu o recado.

Então, que tal partir para o próximo passo? Saiba a diferença entre uma equipe de vendas de alta performance e uma equipe que apenas vende!

teste grátis a ferramenta que une CRM e Automação de Marketing