Inbound Marketing

3 dicas para formar uma equipe de sucesso no Inbound Sales

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Criar uma equipe de sucesso que trabalhe com vendas pode não ser tarefa fácil. Afinal, você trabalha diretamente com pessoas e muitas delas fogem quando sabem que você é um vendedor. Isso não é algo completamente estranho, se pararmos para lembrar como eram feitos os processos de vendas até 10, 15 anos atrás – e como as equipes de vendas se formavam. 

Com a popularização dos telefones, principalmente na década de 1990, um cenário muito comum eram vendedores andando nas ruas, batendo de porta em porta, ou trabalhando com listas telefônicas e ligando para milhares e milhares de números todos os dias. 

Hoje, sabemos que essas eram técnicas que funcionavam na época – e todos nós já fomos “vítimas” de vendedores com boas técnicas, lábia e que, sem recursos, conseguiram fazer verdadeiros milagres. 

Porém, a tecnologia vem a nosso serviço, e novas formas de vender foram sendo construídas ao longo dos anos. Com a chegada do Inbound Sales, por exemplo, o trabalho dos vendedores foi, de certa forma, reduzido. Contudo, para que você seja um bom vendedor e tenha destaque no meio de tantos, é preciso se preparar muito. 

Afinal de contas, o que uma equipe de sucesso de Inbound Sales irá encontrar no ambiente de trabalho e o que esse profissional necessita para ser considerado bom? 

Nós separamos três dicas. É hora de pegar papel e caneta. 

Inbound Sales não é a “forma mais fácil de vender”

Esse pensamento é muito comum em empresas, principalmente de tecnologia, que buscam ferramentas (a todo o tempo) que facilitem processos e fluxos de informação. 

Não tem nenhum problema nisso. A questão aqui é entender que facilitar não significa transformar em algo que não exige esforço. Outro ponto é que a técnica de Inbound Sales não consiste em contratar e capacitar vendedores

Não é porque o seu vendedor recebe informações muito importantes e precisas de ferramentas de automação que ele será apenas um contratado para ligar e efetuar vendas.

Infelizmente, os processos de vendas, uso de ferramentas nos diálogo e técnicas específicas para públicos diferentes não estão suspensos. Seu vendedor deve saber trabalhar com leads, tratá-lo de acordo com o seu estágio no funil e sempre estar ciente de quão qualificado ele está. 

Vendedor Inbound não faz milagre em uma equipe de sucesso

Imagina a seguinte cena: você contratou uma porção de vendedores para tocarem as suas estratégias de Inbound Sales e deu tudo certo. Você nem precisa mais ir à empresa e o setor se autogerencia sozinho. 

Parece utópico, certo? Não é apenas uma aparência. Vendedores são funcionários como quaisquer outros. Para que você exija alta performance, bom rendimento e funcionalidade na hora de transformar as taxas de conversão da sua empresa, você precisa educá-los

Um bom vendedor deve estar constantemente participando de treinamentos e trabalhando com objetivos e metas concretas. E isso não partirá dele mesmo. É necessário que ele seja amparado por um gestor preparado, que seja parte do frontline da empresa. Além de proporcionar uma vivência do negócio junto destes objetivos e metas. 

Dessa forma, criar um setor especializado em Inbound Sales se torna uma tarefa mais simplificada. E você verá, dia após dia, seus vendedores fabricarem resultados. 

Determine os perfis ideais de prospecção

Se eu disser que determinar o perfil do seu lead ideal pode fazer você contratar vendedores melhores, você acredita? 

Determinar o perfil do seu lead pode fazer você contratar o vendedor ideal, pois ambas as delimitações são pautadas por características que se conversam. As habilidades que seu lead tem, seus costumes e hábitos podem (e devem) ser de conhecimento do seu vendedor. Além disso, ele deve ter uma posição empática perante o lead para que tudo funcione da melhor forma possível. 

Além da contratação, o vendedor deve passar por treinamentos desde o início de sua função. Cursos de imersão no negócio da empresa, testes e feedbacks são parte da rotina dos vendedores, já que eles são responsáveis pela entrada de clientes. Ou seja, algo que será atrelado a todos os setores da empresa no futuro. 

Uma leitura complementar sobre equipe de sucesso pode ser feita no post Como deixar seu time de vendas afiado no Inbound Sales.