Inbound Marketing

Atrair, converter e fidelizar: como potencializar cada etapa do inbound marketing?

etapas do inbound marketing

Inúmeras estatísticas provam que o inbound marketing é a melhor maneira de gerar negócios na internet. Tanto é, que 81% das empresas investem nessa estratégia para potencializar os negócios.

Embora seja uma maneira eficaz e bastante atrativa do ponto de vista financeiro, nem sempre o inbound gera os resultados que você gostaria. É neste momento que você precisa avaliar sua estratégia e desenvolver maneiras ainda melhores de potencializar cada etapa do inbound marketing.

Que tal conferir algumas dicas? Siga com a leitura!

Atração

Atrair visitantes é a primeira etapa do inbound marketing. Nela, é preciso lançar mão de uma série de táticas que tenham por objetivo central despertar o interesse de pessoas que ainda não conhecem a sua empresa. Nesse sentido, você pode:

Crie conteúdos básicos

Conteúdos básicos são aqueles que abordam um dado tema de forma superficial, dando uma visão geral sobre ele. A ideia é despertar o interesse do internauta para que ele queira saber mais a respeito do assunto.

Diversifique os tipos de conteúdo

Um blog post pode se transformar em um podcast, um infográfico ou em uma série de pílulas de conhecimento a serem enviadas por WhatsApp. Um e-book pode servir de base para um vídeo e, posteriormente, para um curso mais completo.

Esse reaproveitamento de conteúdo não só facilita o trabalho da sua equipe como também potencializa a etapa do inbound marketing responsável pela atração, já que atende ao perfil de consumo de conteúdo de várias pessoas ao mesmo tempo.

Faça curadoria de conteúdo

Curadoria de conteúdo é o processo de buscar, selecionar e compartilhar conteúdo de outras fontes de informação. Você pode replicar esses conteúdos no seu blog corporativo ou nas suas redes sociais.

A curadoria complementa a produção de conteúdo próprio, poupa recursos e gera mais valor para a sua audiência, que se torna mais engajada.

Converter

A conversão de visitantes em leads e leads em clientes é a segunda etapa do inbound marketing e a mais difícil de potencializar resultados. Seu objetivo é fazer com que as pessoas queiram se relacionar com a sua marca e comprem dela. Por isso, é fundamental gerar valor a cada ponto de contato com a sua audiência. Experimente essas dicas:

Aplique o copywriting

Copywriting é uma técnica de escrita persuasiva que tem por objetivo levar o leitor à ação. O texto traz um encadeamento de ideias que apresenta um problema, um contexto e uma solução, criando identificação com a pessoa que o lê.

Se anda faltando estímulo para que os seus visitantes sigam adiante na jornada de compra, o copywriting é um grande aliado na etapa do inbound marketing que mais demanda uma decisão por parte do consumidor.

Invista em UX Writing

A escrita UX é uma técnica que tem por objetivo deixar as mensagens mais claras para as pessoas que visitam um site ou landing page, por exemplo. Ela é aplicada a botões, calls to action (CTAs) e elementos descritivos, visando melhorar a experiência do usuário.

O UX Writing caminha lado a lado com o UX Design, pois ambos oferecem uma visão mais completa de toda a interação das pessoas com suas plataformas de conversão.

Capriche nas landing pages

É difícil converter visitantes em leads e leads em clientes sem ter boas páginas de conversão. Portanto, analise suas landing pages atuais e verifique o pode ser melhorado em cada uma delas.

Os textos são descritivos? As CTAs são chamativas? Os botões funcionam? Os formulários são enxutos? Conte com profissionais experientes para desenvolver esse tipo de solução!

Fidelizar

Depois de conquistar um novo cliente, o mais importante é não deixá-lo ir embora. Afinal, um cliente satisfeito retorna mais vezes, faz recomendações e se torna um defensor da marca. Nessa etapa do inbound marketing, não pode faltar:

Crie e compartilhe conteúdo especializado

À medida que você vai conhecendo melhor cada cliente, é capaz de criar e compartilhar conteúdos cada vez mais personalizados. Essa estratégia gera mais valor para o consumidor e estimula o engajamento com a sua marca. Portanto, nada de conteúdo mais do mesmo! A ideia é ser útil e relevante a cada conteúdo compartilhado!

Ofereça algo único

As pessoas gostam de se sentir valorizadas, especialmente quando se dedicam a uma determinada marca. Dessa maneira, procure reconhecer aqueles clientes mais fiéis oferecendo algum diferencial.

Pode ser um brinde, um mês de assinatura grátis, um desconto ou qualquer outro tipo de vantagem. Faça-os se sentirem únicos!

Seja relevante

É comum algumas empresas caírem no erro de enviar apenas ofertas de produtos e serviços para clientes já convertidos. Entretanto, sabemos que cada produto e cada serviço possui um ciclo de vendas. Em outras palavras, não dá para vender um televisor de 50 polegadas todos os dias para a mesma pessoa.

Isso não significa que você deva perder o vínculo com esse cliente e só retomar o diálogo quando ele procurar sua empresa novamente. Continue alimentando-o com informações importantes sobre o seu segmento, como novidades e tendências.

Dessa forma, essa etapa do inbound marketing se torna uma alavanca para novas interações e novas vendas.

Pronto para atrair, converter e fidelizar ainda mais? Saiba por que você deve usar um CRM na sua empresa!