Automação de Marketing Nutrição de Leads

Fluxo de Nutrição: Como montar um fluxo básico dentro do Bulldesk?

Neste artigo você verá como criar um Fluxo de Nutrição básico dentro do Bulldesk. De maneira rápida e prática.

Uma das maiores dificuldades que eu encontrava quando comecei a estudar sobre o inbound marketing era de como criar um funil de nutrição de inbound marketing.

Eu já li muito sobre a importância de um funil, sobre automação de marketing e também sobre a nutrição dos leads mas eu nunca encontrei algo que realmente explicasse como fazer isso.

Tudo o que eu encontrava eram artigos explicando a importância do fluxo de nutrição, a importância daquilo, a importância disso e no final das contas todos esses artigos queriam a mesma coisa:

Que eu fornecesse os meus dados para baixar um e-book mega hiper revolucionário e que com ele eu iria conseguir criar o melhor fluxo de nutrição do universo..

Resumo: Nada disso acontecia. Baixava o material e na verdade era um monte de palavras juntas em um pdf que não faziam sentido.

Voltando a ideia deste artigo, depois de estudar, ver na prática e construir diversos fluxos para os nossos clientes, eu vou te dar uma receita de bolo que não é milagrosa mas quebra um galho.

Nós podemos chamá-la de um fluxo básico de nutrição.

Se você ainda não sabe o que é fluxo de nutrição, não precisa se desesperar nem ao menos pesquisar horrores para entender.

O que é um fluxo de nutrição?

Para ser rápido, um fluxo de nutrição o próprio nome já diz o que é. Trazendo o significado da palavra fluxo:

Fluxo é o ato ou efeito de fluir, de se movimentar de modo contínuo

Trazendo o significado da palavra nutrição:

Nutrição é o processo de fornecimento aos organismos animais e vegetais dos nutrientes necessários para a vida.

Juntando os dois nós temos um ato de movimentar-se de modo contínuo para o fornecimento de informações necessárias para algum objetivo.

Ou seja, um fluxo de nutrição é exatamente isso, fornecer (de modo contínuo) informações (elementos necessários) para seus contatos, fazendo com eles possam cada vez mais entender sobre o seu negócio.

Tirando a parte teórica de lado, um fluxo de nutrição é um conjunto de ações que irão manter a sua empresa em contato com o seu cliente.

Comparando um fluxo de nutrição com uma linha de produção fabril

Se a explicação acima ainda ficou um pouco confusa, para que você entenda um pouco melhor é só pensar em como funciona uma linha de produção de um objeto dentro de uma fábrica.

Segundo a definição, uma linha de produção pode ser entendida como:

Linha de produção pode ser entendida como uma forma de produção em série, onde vários operários, com ajuda de máquinas, especializados em diversas funções específicas e repetitivas, trabalhando de forma sequencial, chega-se a um produto semi-acabado ou acabado.

A fabricação de um produto passa por diversos estágios até ele estar pronto para ser comercializado.

O mesmo pode entender-se com o fluxo de nutrição, o seu contato precisa passar por diversas interações sequenciais para estar pronto para a abordagem da sua equipe de vendas.

Se você ainda não conseguiu entender muito bem o que é um fluxo de nutrição sugiro clicar aqui, onde separamos um tutorial especial de como pesquisar na internet.

Um fluxo de nutrição automatizado

Já pensou se você tivesse que enviar de maneira manual informações para cada um dos seus contatos?

Pois é, muitas empresas ainda fazem isso mas você não precisa fazer parte desta estatística.

Isso é um dos trabalhos da automação de marketing.

Quando você constrói um fluxo de nutrição, um dos trabalhos da automação de marketing é automatizar a execução deste fluxo, para que quando uma nova pessoa entre no fluxo você não precise fazer absolutamente nada.

É o mesmo exemplo citado acima, quando eu disse que com a ajuda de máquinas chega-se a um produto final para que o operário não precise fazer tudo sozinho.

Criando um fluxo de nutrição básico

Cola, caneta e tesoura

Agora que você já sabe o que é um fluxo de nutrição, vou ensinar a você a como criar um fluxo de nutrição básico.

Para criar esse fluxo você vai precisar de:

  • 1 ou mais formulários integrados com o Bulldesk
  • 4 emails

Ponto de partida: Formulário.

O primeiro passo é você criar ou integrar algum formulário já existente em seu site com o Bulldesk.

Se você não sabe como fazer isso, sugiro que leia nossa seção de integrações.

Vamos supor que você integrou o formulário chamado “Formulário Site”, ele é um formulário que irá ficar em algum lugar do seu site para captar dados de pessoas que estejam interessadas no seu negócio.

A real é que qual formulário você vai escolher tanto faz, pode ser no seu site, blog, criar um novo ou até mesmo o formulário de uma landing page.

O único fato é que você precisa ter um formulário para dar início. Porque um formulário?

Porque ele é o ponto de entrada de qualquer campanha de automação.

Criando os seus modelos de e-mails

Antes de dar início a criação da campanha você precisa definir o que vai ser enviado para os seus contatos. Como o fluxo é de nutrição, vamos enviar 4 e-mails.

Abaixo segue o que eu imagino para o conteúdo destes 4 e-mails:

  • Primeiro: uma mensagem agradecendo por ter fornecido os dados;
  • Segundo: quais vantagens ele irá receber por fazer parte da sua lista;
  • Terceiro: sugestão de alguns artigos de blog;
  • Quarto: link para baixar um material educativo.

Para criar estes e-mails dentro do Bulldesk, acesse a guia Modelos de e-mails e cadastre seus e-mails lá.

São só algumas ideias, não vou escrever aqui o conteúdo do e-mail o objetivo desse post é mostrar a lógica de um fluxo de nutrição.

Criando a sua campanha

Assim que você estiver selecionado qual formulário irá utilizar, chegou a hora de criar a sua campanha, ou seja, o seu fluxo de nutrição automatizado.

Para isso acesse a guia Campanhas. Após isso clique no botão fluxo de nutrição, em seguida selcione a opção de Campanha de Automação e insira o nome que deseja dar a sua campanha.

Após isso você precisa definir a Regra (Gatilho), ou seja, definir quando que um lead irá entrar nesta automação.

Neste exemplo você seleciona como regra:

fluxo de nutrição

Isso quer dizer que toda vez que um lead converter no formulário “Formulário Site” ele irá receber um fluxo de ações.

Mas que fluxo de ações é este?

Definindo o fluxo de ações

O fluxo de ações nada mais é do que informar para o Bulldesk o que irá acontecer com quem cumprir a regra definida na etapa anterior.

Como o objetivo deste funil é ser básico, iremos apenas enviar os 4 e-mails que cadastramos anteriormente:

fluxo de nutrição

Você pode perceber que os e-mails serão enviados em um período de 7 dias entre eles, ou seja, o primeiro e-mail o lead recebe imediatamente e os 3 próximos ele recebe em um intervalo de 7 dias entre cada um deles.

Resumindo

A gente criou um fluxo bem básico que envia 4 e-mails a partir de uma ação de alguém que cumpriu alguma regra.

Sobre o conteúdo dos e-mails você pode enviar o que quiser, seja mais informações sobre o seu produto, sobre a sua empresa ou sobre qualquer outro assunto que o seu lead esteja atrás.

Lembre-se que para cada estágio da jornada do comprador é recomendável enviar um determinado tipo de conteúdo.

Para aplicar todo esse conhecimento em fluxo de nutrições com eficiência é preciso ter uma base segura em automação de marketing.

Para dar todo o suporte que você precisa, criamos O guia para iniciantes na Automação de Marketing, baixe agora!

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