Inbound Marketing

Guest Post: O que é? Por que usar essa estratégia?

pessoa digitando no notebook

Uma das melhores maneiras de ganhar posicionamento online e atrair visitantes para o seu site é a conquista de backlinks, isto é, links de outros sites que apontam para o seu.

Essa tática de SEO, porém, demanda uma série de ações para que isso seja possível. E uma delas é o guest post.

Continue a leitura e descubra o que é guest post e como ele pode ajudar sua marca a se destacar na web!

O que é guest post?

Guest post ou guest posting consiste em criar e publicar conteúdos de sua autoria em sites e blogs de outras pessoas ou empresas. Tradicionalmente, esses posts que você faz como convidado são acompanhados de links para o seu próprio site, o que ajuda a construir a reputação da sua página na web.

Por que fazer guest posts?

Os guest posts são a maneira mais fácil e rápida de conquistar backlinks, um dos critérios mais importantes para um bom ranqueamento nos mecanismos de buscas. Isso porque cada backlink conquistado significa um voto de confiança na sua marca, um indicativo de que o seu conteúdo é relevante para as pessoas.

Mas as vantagens dos guest posts não param por aí. Veja como eles podem ser um grande diferencial para o seu negócio:

Relacionamento

Para criar uma estratégia de guest posts, é necessário entrar em contato com os administradores de outros sites e blogs. Essa atividade, se feita da maneira correta, é capaz de iniciar bons relacionamentos e parcerias que se traduzem em novas oportunidades de negócios para o seu empreendimento.

Visibilidade

Uma das principais vantagens de se investir em guest posts é a visibilidade que a sua marca alcança. Afinal, além de você divulgar o seu trabalho, seu parceiro também o fará, aumentando a quantidade de pessoas que terão acesso ao seu conteúdo.

Tráfego

Com mais pessoas em contato com o seu conteúdo, é natural que o seu site receba mais tráfego. Uma vez que essas pessoas chegam até o seu site, é possível desenvolver mecanismos para mantê-las engajadas com a sua marca.

Um bom exemplo é oferecer conteúdos ricos, como e-books ou infográficos, em troca de dados pessoais. Assim, você capta novos leads e pode nutri-los com informação útil por meio de ferramentas de automação de marketing.

Como desenvolver uma boa estratégia de guest posts?

Para criar um guest post que seja relevante não só para você, mas para quem vai publicá-lo e também para sua audiência, convém obedecer alguns passos:

  1. Conheça seus parceiros e o negócio deles;
  2. Faça um estudo de palavras-chave relacionadas ao nicho de atuação (esse estudo pode ser feito por meio do planejador de palavras-chave do Google);
  3. Desenvolva um conteúdo completo, que abarque o tópico de uma maneira detalhada;
  4. Defina qual palavra-chave levará o link para o seu site. Essa palavra-chave deve ser contextual, ou seja, indicar que tipo de informação existe na página de destino;
  5. Lembre-se de pedir ao seu parceiro que o link seja publicado como dofollow. Isso significa que ele atribuirá relevância ao seu link e isso ficará explícito para o Google;
  6. Monitore o desempenho do seu conteúdo, verificando quantos acessos ao seu site são feitos através do link do guest post.

Agora que você já sabe o que é guest post e qual a importância dessa estratégia, não esqueça de que, para potencializar os resultados dela é necessário ter uma boa cadeia de distribuição desse conteúdo. Algo que pode ser feito facilmente através do e-mail marketing!