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Inbound marketing na fidelização de clientes: como aplicar?

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Que manter clientes satisfeitos é essencial para o sucesso de qualquer negócio, você já sabe. Mas quão importante é essa estratégia?

Segundo dados da Forrester Research, custa até cinco vezes mais captar novos clientes do que manter os atuais felizes com a sua marca. Isso significa que a retenção de clientes pode gerar muito mais lucro para a sua empresa. Interessante, não é?

Então siga com a leitura e saiba como aplicar o inbound marketing na fidelização de clientes!

Crie conexão

Você já captou, nutriu e converteu o cliente. E agora, o que fazer para manter sua marca na mente e no coração dele?

Continue fazendo inbound marketing para fidelização de clientes!

Em vez de interromper o seu fluxo de nutrição, siga com um novo: o fluxo de fidelização. As mensagens devem ser personalizadas e focadas em ajudar seu cliente a aproveitar ao máximo a solução adquirida.

Estimule o engajamento

Pessoas engajadas com uma marca propagam suas mensagens para outros consumidores, especialmente se estão satisfeitas com a experiência que tiveram.

Nesse sentido, use o inbound marketing na fidelização de clientes nas redes sociais. Crie concursos, quizzes, jogos e outros tipos de conteúdos que incentivem a interação com a sua marca.

Ofereça mais valor

Que tal criar um espaço no seu blog com conteúdos exclusivos para clientes fiéis?

Aprofunde-se nos temas que são de maior importância para a sua audiência, produza entrevistas com personalidades do segmento e ofereça cursos gratuitos para quem valoriza a sua marca.

Mantenha-se no radar

Aplicar o inbound marketing na fidelização de clientes significa considerar essa estratégia um processo cíclico, que se reinicia constantemente. Em outras palavras, depois da primeira compra, considere que você tem que atrair, conquistar, reter e converter esse cliente novamente.

Para tanto, é necessário manter sua marca no radar dos seus clientes. Isso pode ser feito por meio de estratégias como o e-mail marketing, que entrega mensagens personalizadas e  sem intermediários entre sua empresa e seus clientes.

Foque na experiência do cliente

Experiência do cliente é o conjunto de percepções que um consumidor tem em relação à sua empresa. Ela é formada desde o primeiro até o último contato com a organização. Portanto, é fundamental ter o cliente no centro de todas as ações de marketing e vendas para que a experiência seja consistente.

Colocar o cliente no centro de todas as ações da marca significa pensar primeiro nas dificuldades que ele enfrenta. Em seguida, descobrir como sua empresa pode ajudar a superá-las. Então, desenvolver soluções que sejam efetivas nessa solução.

Essa estratégia de inbound marketing na fidelização de clientes engloba a experiência no site da empresa, a qualidade do conteúdo no blog, o atendimento on e offline, bem como a interação em redes sociais.

Pronto para aplicar o inbound marketing na fidelização de clientes? Não deixe de conferir Inbound Marketing: tudo o que você precisa saber para começar!