Inbound Marketing

Fique à frente: saiba como melhorar seu rankeamento na busca do Google

Podemos dividir o rankeamento dos resultados exibidos em um site de busca em resultados orgânicos ou pagos (patrocinados). Os resultados orgânicos são sites selecionados pelo próprio site de busca a partir de determinado assunto pesquisado, selecionados a partir de uma série de algoritmos que levam em conta inúmeros critérios técnicos e a própria experiência dos usuários da internet, sendo exibidos de maneira gratuita.

Já os resultados pagos ou patrocinados são sites que pagam para serem exibidos nos sites de buscas. Estes sites, geralmente, definem quais os termos ou assuntos pesquisados.

Como já se sabe há muito tempo, segundo o site www.hostinger.com.br/, o Google é o maior site de busca em todo o mundo, inclusive no Brasil. O mecanismo de busca é utilizado pela esmagadora maioria dos 100 milhões de usuários da internet no País. Diante disso, divulgar um site no Google por meio do Marketing de Busca é um dos melhores negócios, seja por meio dos anúncios de links patrocinados do Google (Google AdWords) ou através da Otimização para Mecanismos de Busca (SEO, ou Search Engine Optimization, em inglês).

O trabalho de SEO tem o objetivo de colocar o site trabalhado na primeira página do Google. Essa prática é realizada através de estratégias, como: (a) escolha de palavra-chave; (b) produção qualificada de conteúdo; (c) responsividade, além de outros fatores, já mencionados nesse outro post aqui. Após essas mudanças dentro do site, de acordo com o Google, esse trabalho vai sendo valorizado.

O famoso robô do Google faz uma pesquisa pelos sites avaliando suas qualidades, como a técnica, mas principalmente os conteúdos postados. Por isso, pode-se concluir que esse trabalho, além de ser minucioso e demorado, deve ser periódico.

Mas o que é um bom rankeamento na busca Google?

E você sabe como mensurar o que é um bom posicionamento no Google? É estar listado na primeira página. Ok, vai, até a segunda página também é considerado um bom ranking, e o SEO faz justamente isso. Ele, através do incrível trabalho de otimização, leva sua página para uma parte mais visível nos resultados de busca.

Além do SEO, você também pode usar a técnica do link patrocinado. Ela também é interessante de ser utilizada, mas precisa de maior investimento. Vale lembrar que essa estratégia também é mais rápida do que o SEO, mas tem suas desvantagens, já que pesquisas informam que 80% dos usuários preferem as buscas orgânicas.

Comparando AdWords vs SEO

Depois dessas definições, você deve estar se perguntando: afinal, qual ferramenta eu preciso adotar?

Primeiramente, vamos compará-las com essa pesquisa detalhada do site www.hostinger.com.br/. Assim, você pode começar a definir qual das ferramentas se enquadra melhor nas estratégias de Marketing do seu negócio:

  • AdWords é uma plataforma de publicidade do Google e, em vista disso, atua apenas na rede do Google e sites que usam o Google Adsense. O trabalho de otimização (SEO) é aplicável para todos os motores de busca;
  • O tráfego do AdWords é pago enquanto o tráfego do SEO é orgânico (também chamado de livre);
  • Os anúncios do AdWords aparecem no topo do Google quando uma busca é feita. Com SEO, o seu site pode aparecer entre os primeiros resultados de busca orgânica, porém esse trabalho é muito mais difícil;
  • Com AdWords é mais fácil calcular o ROI (retorno sobre investimento). Com SEO é mais difícil, pois envolve vários fatores, não apenas calcular o lucro obtido com seus anúncios em relação ao quanto você gastou com eles;
  • Quando você interrompe suas campanhas do AdWords, o tráfego também encerra; mas, se você começa a receber tráfego orgânico com SEO, esse investimento continua a longo prazo;
  • Os resultados do AdWords são mais imediatos do que de SEO, pois o anunciante pode criar campanhas publicitárias quase que instantaneamente e começar a receber o tráfego desejado. Enquanto isso, com SEO é preciso de muito mais tempo (especialmente para novos sites) para obter boas classificações e tráfego;
  • Com AdWords você pode direcionar muitas palavras-chave ao mesmo tempo. Com SEO você precisa se concentrar em algumas para obter os melhores resultados;
  • Com AdWords você pode anunciar em outros sites do Google e sites que usam o Google Adsense. Já os resultados de SEO são apenas para as páginas de resultados de pesquisa.

Então, qual é o melhor para o meu negócio, AdWords ou SEO?

Há quem prefira o trabalho de otimização, que apesar do longo prazo para ser efetivado e da necessidade de uma manutenção, gera menos custo e é mais bem aceito pelas pessoas. Mas também existem os empresários que não querem esperar para ter seu site na primeira página, e, por isso, pagam o link patrocinado. O trabalho bem realizado das duas estratégias é a melhor solução! Um site bem otimizado, tem melhores resultados nas campanhas de links patrocinados.

SEO e AdWords não estão competindo serviços. SEO é considerado um subconjunto dos serviços de AdWords. Se você quiser realizar negócios na Internet, você precisa estar visível em ambas as ligações orgânicas e anunciadas, o que significa que você precisa tanto de um quanto do outro. A terceira ferramenta para alcançar com sucesso as demais que falamos aqui você já sabe, né? Bulldesk. 😉

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