E-mail Marketing

Quais modelos de E-mail Marketing devo usar em minhas campanhas?

O e-mail marketing é um recurso muito utilizado no Marketing Digital  para iniciar ou nutrir um bom relacionamento com o cliente. Apesar de alguns acharem erroneamente que essa estratégia está ultrapassada, emails marketing bem construídos apresentam uma boa taxa de conversão.

Para tanto, é interessante prestar muita atenção à sua persona e em qual etapa da jornada de compra ela está. Dessa maneira, você pode escolher um modelo de e-mail marketing que adapte-se à sua estratégia.

Os modelos de E-mail Marketing que costumam ser usados pelas empresas são: promocional, informativo, transacional, boas-vindas, especial, para ecommerce e para clientes inativos.

Mas antes de mais nada, que tal entender por que usar um modelo de e-mail marketing?

Qual a vantagem de usar um modelo de Email Marketing?

Qual a vantagem de usar um modelo de Email Marketing?

Em suma, é certo que para iniciar ou nutrir um relacionamento com o cliente no Marketing Digital é preciso apostar em presença. Sendo assim, quantos e-mails marketing você envia semanalmente?

Seja para escalonar essa operação, seja para torná-la mais rápida, optar por construir e utilizar modelos de e-mail marketing é um ótimo caminho. Uma vez que você identifica as ações que demandam o envio de e-mails marketing, é indicado criar modelos para eles. Dessa forma, você mantém a estrutura mas substitui o conteúdo, agilizando e otimizando o processo além de fortalecer a identidade de marca digital do seu negócio.

E o melhor de tudo: no Bulldesk você tem acesso a diversos templates exclusivos para e-mail marketing. É só escolher o layout, inserir seu conteúdo e atingir seus objetivos!

O que considerar ao criar um modelo de e-mail marketing?

O que considerar ao criar um modelo de e-mail marketing?

Antes de mais nada, tenha em mente uma regra básica: trabalhe com HTML. Dessa forma, o conteúdo da sua mensagem não será totalmente bloqueado pelas plataformas de e-mail que rejeitam imagens.

Por exemplo: você já deve ter recebido e-mails marketing com fundo branco e a mensagem “images are not displayed”. Essa situação é bastante prejudicial para os resultados, pois desconfigura o e-mail marketing e atrapalha a experiência do usuário.

Sendo assim, opte por templates em HTML, distribuindo o conteúdo em texto e imagem. Também é importante inserir alt tags nas imagens, com textos que a descrevam ou indiquem como autorizar sua visualização. Além disso, insira links nas imagens pois a área delas é clicável mesmo que não sejam carregadas.

Outra dica é cuidar para que o tamanho da imagem não seja pesado, facilitando seu carregamento.

E-mail marketing promocional

O e-mails marketing promocionais são produzidos com o intuito de promover algum produto ou serviço. Mas não somente isso: são também aqueles e-mails que indicam o download de um material gratuito, por exemplo. Isto é, são e-mails com foco em conversão e que possuem muitos CTAs (Call to Actions).

Dessa maneira, um e-mail marketing promocional pode apresentar produtos físicos (para e-commerces ou empresas que usam o artifício como um canal de vendas); produtos/serviços digitais como softwares ou consultorias; e produtos digitais gratuitos, como e-books ou webinars.

E-mail marketing informativo

Também chamados de newsletters , os e-mails marketing informativos são aqueles criados com o intuito de informar a base de contatos com novidades e atualizações relevantes sobre os negócios.

Nesta modalidade, os textos são um fator preponderante e costumam encaminhar o usuário para uma página do site ou blog para vislumbrar a informação completa. Em síntese, é importante que um e-mail marketing informativo foque no conteúdo.

Além disso, sugerimos que seu envio seja periódico, para criar uma relação de confiança e engajar mais os usuários. Aliás, sobre o acompanhamento de métricas neste modelo, vale ressaltar o quanto é valioso observar quais chamadas foram mais clicadas. Dessa forma, você consegue perceber quais conteúdos e abordagens funcionam melhor com seu público para otimizar ainda mais sua produção.

E-mail marketing transacional

Os e-mails transacionais são aqueles que já são esperados pelo usuário e carregam informativos úteis. Por exemplo: sabe quando você realiza uma compra online e recebe a confirmação dela por e-mail? Então, esse é um e-mail marketing transacional! Outro exemplo é quando realizamos um cadastro ou troca de senha e a confirmação é enviada por e-mail.

Em suma, estes e-mails são curtos, objetivos e enviados logo após a ação do usuário para seu recebimento ser realizada.

E-mail marketing de boas vindas

Os e-mails marketing de boas vindas são muito úteis para começar bem o relacionamento com o lead. Nele, você pode especificar como será a relação de vocês, os canais de comunicação e os serviços/produtos que você oferece. É uma ótima opção de alinhamento inicial, para que as expectativas dele estejam afinadas com o que você oferece.

E-mail marketing para e-commerce

Quando tratamos de e-commerce, o e-mail marketing ganha uma importância extra. Afinal, com toda jornada de compra acontecendo online, ele se torna um artifício muito eficaz para conversar com o cliente ou lead.

Sendo assim, pensamos em ressaltar as diversas funções que um e-mail marketing criado para e-commerce pode ter. A princípio, você pode definir quais objetivos são úteis para seu negócio no momento: engajar, aumentar a taxa de conversão, divulgar novidades e promoções ou fechar as compras que ficaram no carrinho, por exemplo. Cada um dos objetivos requer um e-mail marketing diferente, específico para a dor do cliente e a etapa da jornada de compra em que ele está.

Uma tática interessante é testar abordagens, conteúdos, layouts, horários e frequência de envios. Dessa maneira, você vai conseguir identificar, depois de um tempo hábil, quais as preferências da sua base. Com as preferências identificadas, fica ainda mais fácil enviar e-mails marketing relevantes e eficazes!

E-mail marketing especial

Por que não fortalecer o relacionamento com seu cliente aproveitando datas especiais? Você pode aproveitar uma data comemorativa ou o aniversário do cliente, por exemplo, para fazer com que ele se sinta lembrado através de uma mensagem personalizada. Crie um e-mail marketing com o intuito de fazer com que o lead se sinta notado e especial!

Aposte em artifícios visuais e textos curtos para prender a atenção. Se quiser, dá para aproveitar a chance e comemorar uma data especial enviando um desconto para o cliente.

E-mail marketing para clientes inativos

Depois de um certo tempo de interação, é comum termos um número de leads e clientes inativos, isto é, que não estão mais interagindo com os conteúdos enviados à eles ou que não visitam seu e-commerce há um bom tempo.

Diante disso, é fundamental que você tente resgatar o relacionamento com essas pessoas! Para tanto, faça uma oferta interessante e relevante! Essa é a regra básica para começar a criar um e-mail marketing que impacte aqueles que já deixaram de prestar atenção no seu produto ou serviço.

Além disso, deixe claro a relevância do seu conteúdo já no assunto do e-mail e faça uma segmentação correta do público, para tentar garantir uma boa taxa de abertura . Outra tática é perguntar diretamente ao lead os motivos de sua ausência, para tentar adequar sua estratégia.

E aí, o que achou de todas essas formas de utilizar o e-mail marketing?

Agora que você já conhece diversos modelos, ficou fácil começar a utilizá-los, nós te ajudamos! No Bulldesk você consegue criar e-mails marketing a partir de templates exclusivos.

Por que não faz o teste e comprova? Estamos te esperando!

TESTE O BULLDESK 7 DIAS GRÁTIS