Marketing Digital

O guia completo de tamanhos e formatos de imagens para Instagram e Facebook

Conhecer o tamanho de imagens para Instagram e Facebook é, sem dúvida, essencial para uma entrega de conteúdo focada na qualidade. 

A criação de imagens, posts, banners e stories é, com toda certeza, fundamental para que as estratégias de comunicação sejam efetivas – e seu público está atento a detalhes e a cada informação que você entrega através desses materiais. 

Pode falar a verdade: em muitos casos, você já deixou de seguir uma página ou não sentiu credibilidade ao visualizar um perfil de empresa em que as imagens não eram bem posicionadas, e/ou não apresentavam a competência que você acreditava ter. 

Traçando objetivos claros, você consegue seguir pontos característicos e refletir, nas imagens que posta, o que a sua marca procura no mercado. E essa transparência é fundamental para que suas redes sociais tenham o engajamento esperado e seus leads e clientes acreditem (ainda mais) no que você faz.

Desvendando o Instagram e o tamanho de imagens utilizadas

Quando falamos de imagens no Instagram e Facebook, estamos trabalhando o conceito de experiência. Todas as vezes que você sente o cheiro ou come algo que remete a uma marca, a experiência que ela proporcionou está acontecendo. 

Nas redes sociais, isso não muda. É preciso que seu cliente se sinta imerso no “mar” da sua empresa em qualquer canal que estiver – e, por mais que essa ação seja muito trabalhosa, pode ter um retorno muito frutífero para o seu negócio. 

Você sabe que a gente não te deixa na mão, e como forma de te ajudar a entender melhor esses processos, o Bulldesk preparou um Kit completo para o Instagram, com dicas de como usar a ferramenta com o máximo de aproveitamento. Assim você vai poder potencializar os resultados e, claro, entender os tamanhos de todas as imagens e utilizar posts da melhor forma possível.

Tamanho de imagens para Facebook + conteúdo

Para que você entenda melhor os tamanhos e dimensões das imagens utilizadas no Facebook, é preciso entender as funções que essa rede social pode apresentar para a sua empresa. 

Em primeiro lugar: Facebook não é rede social morta. A rede possui mais de 2,3 bilhões de usuários e é a segunda rede mais utilizada do mundo, ficando atrás somente do YouTube.

Se os números impressionam, vale lembrar: o Facebook não serve apenas para ter o conteúdo de outras redes replicados. Ele tem vida própria e um estilo diferente do Instagram. Isso deve ser refletido no seu conteúdo.

Para melhor leitura do post, separamos algumas dicas fundamentais na hora de produzir imagens para a sua fanpage no Facebook, encontradas abaixo de cada quadro de dimensões. Junto do quadro, dispomos imagens, com fotos das redes sociais, para entender melhor a disposição de cada foto e o que cada dimensão representa na rede social. 

Tamanho de Imagens Facebook

O Facebook agrupa, sozinho, 7 possibilidades de uso de imagens. São elas: perfil, capas, eventos, links, fotos de posts, carrossel e stories.

Imagem de perfil da página do Facebook

Dimensões: 

  • No computador: 170 x 170 pixels
  • No celular: 128 x 128 pixels

Como melhor utilizá-la:

  1. Sempre cortada em formato quadrado.
  2. Ideal para trazer uma imagem expressiva da sua marca, preferencialmente logotipo.
  3. Evite frases; deixe-as para a imagem de capa.
  4. Melhor visualizada em formato PNG.
  5. Funciona quando há integração de cores e/ou imagens com a imagem de capa.
  6. Deve ser alterada apenas se sua empresa é adepta da datas importantes e/ou festivas, como Outubro Rosa e Natal.

Imagem de capa da página do Facebook

A imagem de capa tem algumas diferenças da imagem do perfil. Embora uma complemente a outra, nela, você deve trazer um conceito, uma ideia principal da sua empresa.

Dimensões: 

  • No computador: 820 x 312 pixels
  • No celular: 640 x 360 pixels 

Como melhor utilizá-la:

  1. Sempre cortada em formato retangular.
  2. Momento de trazer um conceito, em uma frase de, no máximo, duas linhas.
  3. Reforço ideal para slogans ou frases já atreladas ao seu negócio e/ou marca.
  4. A imagem não chega a ser carregada se tiver menos de 399 x 150 pixels.
  5. Assim como a imagem de perfil, finalize o arquivo em PNG.
Tamanho ideal para capa do Facebook

Imagem de links postados no Facebook

Quando você visualiza um link compartilhado na sua timeline e ele possui uma imagem (como você vê abaixo), ela não está ali por acaso. Você consegue puxar uma imagem específica do link que foi designada para essa publicação. 

Isso dá melhor leitura e visibilidade para o post, e dessa maneira, melhora os números de alcance.

Dimensões: 

  • Tamanho mínimo: 600 x 315 pixels
  • Tamanho recomendado: 1200 x 628 pixels 
Tamanho para imagem de links postados no Facebook

Imagem de capa eventos do Facebook

Utilizar eventos do Facebook só é uma tarefa válida se você possui uma audiência fidelizada e um bom engajamento. Esse recurso serve para reforçar a existência de um evento da sua empresa, e pode ser uma excelente forma de atualizar os interessados. Dessa forma, você pode conseguir novos contatos e criar uma rede saudável para a sua rede social.

Além disso, o recurso também é um excelente reforço de marca para aqueles que ainda não conhecem o seu trabalho. 

Para melhor aproveitamento do recurso Eventos, também separamos essa possibilidade para você. 

Dimensões para capa de eventos: 

  • Tamanho recomendado: 1920 x 1080 pixels
Tamanho de capa para eventos no Facebook

Imagem posts (padrão) no Facebook

Dimensões: 

  • Tamanho mínimo: 600 x 315 pixels
  • Tamanho recomendado: 1200 x 630 pixels 

Como melhor utilizá-la:

  1. Nas imagens de posts, as proporções não precisam ser obrigatoriamente quadradas.
  2. As imagens horizontais devem ser 600 x 315 pixels, embora o dobro forneça maior qualidade: 1200 x 630 pixels. 
  3. Não se desespere ao visualizar a exibição diferente: 470 x 246 pixels se retangular e 154 x 154 pixels, quadrado. 
Tamanho de posts para Facebook

Imagem posts (carrossel) no Facebook

Dimensões: 

  • Tamanho mínimo: 600 x 600 pixels
  • Tamanho recomendado: 1080 x 1080 pixels

Sempre quadradas – e, para melhor aproveitá-las, use a mesma identidade visual em todas, criando uma sequência congruente. O tamanho recomendado tem uma dimensão maior para aprimorar a qualidade da imagem em sua distribuição na rede social.

Tamanho post carrossel para Facebook

Imagem stories no Facebook

Dimensões: 

  • Tamanho recomendado: 1080 x 1920 pixels

Vale lembrar que o Instagram permite que você compartilhe os stories da ferramenta também no Facebook. Como o conteúdo e as estratégias para stories são mais “gerais” e seu conteúdo é temporário, vale realizar o compartilhamento de uma peça para ambas. 

O tamanho de exibição das imagens também varia de smartphone para smartphone. Por isso, o tamanho 1080 x 1920 pixels é ideal, pois é visualizável em qualquer tela. 

Tamanho recomendado para o Stories do Facebook

Tamanho de imagens para Instagram + conteúdo

O Instagram permite uso de imagens de 3 formas: no perfil, no feed (posts) ou nos stories, cada uma com uma dimensão diferente. As imagens de Destaque, que também ficam no perfil, são utilizadas em formato de stories e devem ser postadas nesse recurso para que sua utilização como capa de Destaque seja viabilizada.

Imagem de perfil Instagram

Dimensões:

  • Tamanho mínimo: 110 x 100 pixels
  • Tamanho recomendado: 152 x 152 pixels (para melhor aproveitamento)

O layout atual do Instagram é circular. Portanto, sua imagem não será 100% aproveitada, já que tem as bordas recortadas pelo círculo. Para que ela fique com melhor exibição e qualidade, o tamanho recomendado de 152 x 152 pixels dá conta do recado.

Tamanho de imagem de perfil no Instagram

Imagens de posts Instagram (feed ou linha do tempo)

Dimensões: 

  • Tamanho mínimo: 600 x 600 pixels (fotos quadradas)
  • Tamanho recomendado: 1080 x 1080 pixels (fotos quadradas)
Tamanho de posts para Feed do Instagram

Embora o Instagram não seja mais restrito a fotos quadradas (você também pode postar fotos retangulares), elas são utilizadas para otimizar o feed e a organização visual na hora de abrir o perfil através do aplicativo ou do site do Instagram. 

Vale lembrar que, para ambas redes sociais, há um limite de texto possível para cada layout, se você deseja impulsionar a publicação. 

Conheça melhor como funciona o impulsionamento de publicações no Instagram com o nosso blog post “Como anunciar no Instagram Ads: o passo a passo completo”. 

Imagens de Instagram stories

Dimensões: 

  • Tamanho recomendado: 1080 x 1920 pixels
Tamanho para Stories do Instagram

As imagens ficam disponíveis no correr de 15 segundos, e você pode gravar vídeos de 15 segundos também, com personalização (adição de texto, caneta livre e recursos como emojis e gifs) através do próprio aplicativo. 

Além disso, os vídeos podem ser gravados em uma sequência de até quatro (totalizando 1 minuto de gravação corrida). Mas, você pode gravar quantos vídeos quiser. 

Por fim, agora que você já sabe as dimensões das imagens do Facebook e do Instagram. O blog do Bulldesk conta como uma aba com vários conteúdos interessantes sobre Marketing Digital. Confira aqui!