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Régua de relacionamento: o que é e como começar

Todos nós sabemos que nutrir relacionamentos com clientes é essencial para qualquer empresa, afinal, clientes satisfeitos apresentam mais chances de voltar a consumir seus produtos e ainda podem render boas indicações.

Investir na relação com seu cliente ou lead é uma importante estratégia que impacta diretamente nos resultados da sua empresa.

Uma das estratégias mais utilizadas por equipes de Marketing para criar e promover relacionamentos, é o que chamamos de Régua de Relacionamento.

O que é

Régua de Relacionamento

A régua de relacionamento é uma estratégia que consiste no envio de E-mails, que respondem diretamente as ações realizadas de um contato.

Ou seja, são e-mails enviados para clientes ou leads em momentos específicos e oportunos, levando em conta suas características, o histórico com a empresa ou até a sua parte do funil.

Toda régua de relacionamento tem como objetivo fazer com que a comunicação por e-mail da empresa seja muito mais eficiente e, com isso, reforçar a sua marca no mercado e aumentar as chances de conversão.

Com uma régua de relacionamento você pode melhorar um relacionamento com seus clientes, para que retornem e fechem outros negócios ou com quem ainda não é cliente, promovendo um engajamento.

Em todos esses casos você constrói um relacionamento duradouro, mantendo um contato regular, de modo que a sua empresa se destaque e não seja facilmente esquecida.

Como fazer

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A régua de relacionamento varia de empresas para empresas, mas o foco deve ser sempre no relacionamento.

É muito comum, por exemplo, empresas que enviam um e-mail de agradecimento por baixar um material educativo ou por ter fechado uma compra.

Enviar um e-mail de boas-vindas por ter se inscrito na sua newsletter também é uma prática muito comum.

Alguns outros pontos que também se encaixam na régua de relacionamento são:

  • Carrinho abandonado ou produtos visitados: Se uma pessoa visitou o seu site ou até chegou a colocar produtos no carrinho mas não finalizou a compra, você pode enviar um e-mail de lembrete do item que foi deixado para trás, convidar essa pessoa a retornar ao seu site ou até mesmo perguntar o motivo pelo qual a compra não foi finalizada.
  • Pós venda: O mínimo que toda empresa deve fazer é confirmar o recebimento do produto, enviar o código de rastreamento e emitir uma nota fiscal. Isso já soma pontos com o seu cliente, mostrando que está sempre atento com a situação dele e que está acompanhando todo o processo até mesmo depois de ter fechado o negócio.
  • Comemore junto: Um e-mail desejando feliz aniversário com um desconto especial para o aniversariante é um excelente meio de aproximação.
  • Nutrição de leads: Nutrir leads é provavelmente a parte mais importante de uma Régua de Relacionamento, e utilizar o Marketing de conteúdo junto com o funil de vendas na hora de enviar e-mails vai te ajudar a enviar conteúdo certo, para a pessoa certa, na hora certa. É aqui onde você irá criar a variedade de e-mails que vão responder as ações dos seus leads, enviando e-mails automáticos e contextualizados.
  • Pesquisas: Realizar pesquisas com a sua base de contatos é uma ótima forma de ter feedbacks detalhados e que são importantes para a sua empresa. Essas informações ajudam na hora de estipular novas estratégias, de conteúdo, comunicação ou até para o seu produto.

Benefícios de uma régua de relacionamento

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Deve ter ficado fácil de compreender que o principal objetivo dessa estratégia é melhorar o relacionamento com seus clientes ou possíveis clientes.

Alguns benefícios que andam junto com uma régua de relacionamento são:

  • Aumentar engajamento: Enviar e-mails relevantes faz com que seus leads tomem como referência o seu conteúdo e lembrem mais da sua empresa.
  • Vender mais: É possível gerar mais vendas com maior qualidade quando você define com clareza cada interação com seu lead.
  • Ensinar seu público: Nutrir sua base de contatos fica muito mais fácil com uma régua de relacionamento. Você entrega a mensagem certa no momento certo.
  • Fidelizar seus clientes: Ter um relacionamento regular é importante para seu cliente. Saber que você sempre está dando uma atenção especial faz com que ele crie uma confiança com a sua empresa.

Conclusão

Criar uma régua de relacionamento de qualidade vai influenciar diretamente em como a sua empresa é vista no meio digital.

Como já dito no início, um cliente satisfeito volta a comprar e também divulga e recomenda sua marca e produtos.

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