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Quais são os tipos de CRM e como utilizá-los na sua empresa

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O CRM – Customer Relationship Management é mais do que uma simples ferramenta de gestão de clientes. Essa tecnologia permite extrair uma série de insights que tornam a tomada de decisão das empresas e dos times de vendas mais assertiva, levando a melhores resultados.

Tanto é, que o CRM pode ser classificado de acordo com quatro modalidades de tomada de decisão: operacional, analítico, colaborativo e estratégico.

Que tal entender como funcionam e qual a importância de cada CRM para a sua organização? Continue a leitura!

CRM Operacional

Como o próprio nome sugere, o CRM operacional é focado em facilitar fluxos de trabalho e otimizar processos operacionais, como o atendimento ao cliente e o envio de e-mails transacionais, por exemplo.

Esta é a ferramenta que sustenta o trabalho “burocrático” dos vendedores, como o agendamento de follow-ups, marcação de reuniões e elaboração de contratos.

Internamente, o CRM operacional contribui para a gestão do time de vendas, oferecendo dashboards de desempenho consolidados e relatórios analíticos sobre a performance das vendas em determinado período de tempo.

CRM Analítico

O CRM analítico, por sua vez, é aquele que permite analisar em detalhes o perfil do cliente ideal da empresa e encontrar maneiras de acelerar o processo de vendas.

Desse modo, ele tem alto poder de segmentação, não só sociodemográfica como comportamental, direcionando as ações do time comercial para uma abordagem mais personalizada para cada cliente.

Como uma ferramenta de análise de dados, o CRM Analítico confronta informações e faz conexões que, muitas vezes, uma pessoa não conseguiria fazer de forma natural.

Essa capacidade analítica se traduz na identificação de comportamentos e tendências com mais facilidade, levando a organização a encontrar meios de se diferenciar da concorrência com mais facilidade.

CRM colaborativo

Esse tipo de CRM integra marketing e vendas, compartilhando informações estratégicas para que ambos setores trabalhem de forma mais alinhada.

Através do CRM colaborativo, é possível compreender com maior profundidade quem são as personas do negócio, o que as leva a comprar da empresa e como manter um relacionamento mais próximo com cada lead ou cliente.

O CRM colaborativo é indispensável para aquelas empresas que investem na experiência do usuário e desejam integrar todos os pontos de contato com os consumidores, desenvolvendo uma estratégia de marketing e vendas mais ampla.

Ele pode servir de suporte às atividades de outros setores, como pós-venda e suporte técnico, já que oferece uma série de dados e informações valiosos a respeito de todas as interações entre empresa e clientes.

CRM estratégico

Por fim, temos o CRM estratégico, que combina os outros três tipos de CRM mencionados anteriormente para oferecer uma visão holística sobre os processos de captação, conversão e fidelização de clientes.

Trata-se de uma solução mais robusta, que reúne mais informações operacionais, táticas e estratégicas em um único local. Ele facilita a análise de dados ao mesmo tempo em que indica pontos de melhoria na estratégia global da organização.

O grande diferencial do CRM Estratégico está na análise e monitoramento de KPIs (Key Performance Indicators), levando a gestão da empresa a um nível de maturidade maior no que se refere à tomada de decisão.

Além dos times de marketing e vendas, o CRM estratégico também beneficia outros setores, como o de sucesso do cliente, suporte técnico e atendimento, por exemplo.

Sua empresa já faz uso de algum desses tipos de CRM? Conte pra gente!